segunda-feira, 30 de março de 2009

Uganda...

Pra começar a escrever esse post, tenho que fazer uma rápida introdução do que foi o meu fim de semana, Sabado resolvemos conhecer uma balada Brasileira que rola na Rios, perto do St. Stephans Green. Fizemos um esquenta aqui em casa e chegamos la por volta da meia noite, realmente a balada é umas das melhores Brasileiras que eu ja fui, tem gente de todo o tipo do mundo, rola um show na pista principal, embaixo, rola um Tecno e um black e a melhor parte é do lado de fora, onde rola, um churrasco com cerveja. A balada é muito boa.

Pois então, estava conversando com uma amiga Polonesa, e mais um pessoal, quando chegou uma amiga dela, apresentou pra gente e falou que era de Uganda, até aí não tinha a menor idéia do que que era isso, se era uma cidade da Irlanda, se era o nome da casa dela ou se era o nome de um remédio, até ela esplicar que era um país. fica bem no meio da Africa, eles tem como lingua principal o ingles, mas o que predomina é o dialeto chamado de Suaíli.

Bom, fomos embora e no domingo foi todo mundo jogar bola, mas como meu pé ainda não estava 100% sai pra comprar alguma coisa pra comer, e quando me deparo com um restaurante Africano e na vitrini do restarante esta a especialidade da casa, entre outras, comidas Ugandenses... começei a ficar preocupado, nunca tinha ouvido falar disso e em menos de 24 horas, por duas vezes.... estranho.

A noite quando voltei do hotel, fomos pra casa da Cintia que trabalha comigo no Metro, que ela tava dando uma festinha, fiquei la até umas 11 e meia, pra pegar o ultimo onibus, claro que conversa vai, conversa vem, perdi o onibus e fui sair de la depois da uma. como o Henrique ia dormir na casa de uns amigos nossos eu voltei pra casa sozinho, pois tinha que pegar minhas coisas do metro em casa pra trabalhar no outro dia cedinho. Eis que a única solução era ir andando, ou pegar um taxi, claro que optei pela segunda, pois estava quebrado. Entrei num taxi e pra minha surpresa era uma mulher, depois de conversar um pouco com ela, perguntei da onde ela era, e pro meu espanto geral ela disse.... UGANDA !!!!!!

Eu não acreditei e contei meu fim de semana inteiro pra ela, e ela disse que é dificil, por que existe pouca gente do país dela por qui, e que ela só tá aqui a 10 anos e só pretende ficar apenas mais uns 3 ou 4. apenas.... Bom cheguei na minha conclusão, ou eu conheci as 3 pessoas de Uganda que estão aqui em Dublin, ou então eu conheci uma só que tem um restaurante, a noite dirigi taxi e gosta de uma balada Brasileira... vai entender !!!!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Pé Inchado

Aconteceu meio do nada, eu estava com uma bolha no pé e as vezes doia e não conseguia andar direito, mas ontem a noite quando voltava pra casa, meu pé começou a doer, e quase não conseguia colocar ele no chão. Quando cheguei em casa e tirei o tenis, ele estava totalmente inchado, pelo menos a bolha ja estava curada.

Passei cataflan, e deitei com ele pra cima, quando acordei hoje de manhã pra ir trabalhar que coloquei ele no chão, o sangue desceu e a dor foi imensa, não passava por nada, não conseguia nem esbarrar nele, liguei pro Leo e falei que não ia dar pra trabalhar hoje, e voltei a colocar o pé pra cima.

Ele melhorou um pouco agora, consigo colocar ele pra baixo, mas não da pra pisar no chão ainda, não sei da onde veio isso, sendo que eu não bati em lugar nenhum. espero que não seja nada de grave e que passe logo, por que o fim de semana ja esta comprometido.

E a possibilidade de ir no médico aqui esta totalmente descartada, todo mundo reclama e demora horas, então prefiro ficar em casa com os pés pra cima, do que ir no hospital, ou então faço que nem a Carol, volto pro Brasil pra me tratar.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Verao ta voltando...

Sabado pra domingo agora comeca o horario de verao, entao a diferenca pro Brasil vai voltar a ficar de 4 horas, que era como eu cheguei aqui... os sintomas que o verao ta voltando ja comecam a aparecer, ja ta comecando a escurecer por volta das 8 da noite, ta amanhecendo bem mais cedo, o vento ja esta ficando forte e jaja da pra voltar a usar bermuda com moletom eh claro.

Tava procurando umas fotos e achei essa de Donabate praia aqui de Co.Dublin. Vai fazer um ano ja, e dava pra usar bermuda numa boa, tudo bem que rolava um moletom por de blusa por que dai ja eh demais. mas agora vou trabalhar com sol na cara, alias, acordo com o sol, frio mas sol.

Jaja vamos ter que fechar as cortinas pra dormir, por que realmente escurece as 11 horas da noite aqui em junho. e amanhace em torno de 5 e meia da manha.

Parece que tudo esta voltando a ser como quando cheguei aqui, climaticamente falando, por que de resto tudo mudou, pra melhor, eu mudei muito tambem, entao agora, eh esperar os parques lotarem, as pessoas ficarem feliz, e se preparem neste sabado, atrazem o relogio em uma hora. Que venha o horario de verao.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dentes

Voce cuida dos seus dentes no Brasil ? entao se voce cuida muito bem, chegando na Irlanda eh necessario triplicar a atencao com os dentes, Ja ouvi varios casos de Brasileiros amigos meus que tiveram problemas com os dentes aqui na Irlanda, sem contar que os Dentistas daqui sao pessimos e extremamente caros, o ideal eh ir se tratar em Belfast que sao melhores e mais baratos.

Porem o que acontece que as pessoas relaxam com o cuidado aos dentes aqui ? eh comum voce ve os Irlandeses com falta de dente na boca ou com dentes pretos e podres e nao estou falando apenas dos Nackers e sim de povo que trabalha em escritorios, bancos e atendimento a clientes, muitos deles sofrem com esses problema. Nao sei se o frio faz com que eles escovem menos o dente ou se se eles nao tem uma educacao bucal completa, soh sei que isso eh fato.

Ateh mesmo quando voce faz tudo direito corre o risco de ter problemas no dente, talvez por que o doce aqui seja muito barato e as pessoas comem o tempo todo, nao sei o que acontece... assim como aconteceu com a Carol. Ela esta com um problema serio na gengiva e o orcamento passou dos mil euros, agora que ela estava com um emprego bom e a intencao de ficar ateh julho, ja marcou a passagem de volta pra agora 10 de abril e vai ter que voltar pro Brasil pra se tratar. uma pena!

Espero que meus dentes aguentem meus dias aqui, tudo bem que eu fiz um check u total antes de vir pra k, mas mesmo assim isso nao eh garantia de nada. Sejam os mais cuidadosos possiveis, seus dentes agradecem.

sexta-feira, 20 de março de 2009

U2 in Dublin.... e ?

Dia 24 de julho, a banda de Rock Irlandesa fará uma apresentação aqui na sua terra natal, no Croke Park Stadium, os ingressos variam de 33 a 131 euros. Mas pelo que tudo indica ja esta esgotado.

Bom, e que isso me interessa, se eu nem gosto de U2 e muito menos estarei aqui nesta data ??? então, mas o ponto de venda foi no Jervis Shopping Center num quisque da Ticket Master, logo tinha gente esperando na fila desde as 10 da noite de ontem, sendo que só abriria hoje a bilheteria as 9 da manhã. Resultado... Quando cheguei pra trabalhar no Metro hoje, em frente ao Jervis, ja tinha uma fila com mais de 200 pessoas, isso quer dizer que tive o maior easy job da história. Entreguei cerca de 150 jornais em menos de 4 minutos. O resto do tempo fiquei dando informações pros curiosos que queriam saber pra que era aquela fila.

O Pior disso é saber que esses mesmos ingressos que o pessoal ficou horas na fila esperando estava sendo vendido na Internet pelo conforto do seu lar. Vai entender, e pra piorar uma boa parte do pessoal que estava na fila era tudo Brasileiro ou Estrangeiros, realmente Irlandes não gosta muito de seus compatriotas do U2.

quarta-feira, 18 de março de 2009

St. Patrick's Parade

Realmente é o dia mais importante da Irlanda. tanto que a população inteira desce pro centro de Dublin para acompanhar a parada, o desfile, o movimento... Ja foi dificil de pegar um onibus pra ir pro Centro as 11 da manhã, pois todos passavam lotados, e o desfile começou pontualmente ao meio dia. Começando com os personagens dos Simpsons e terminando com o Herby o Fusca falante. No meio da parada, bandas, bombeiros, militares, acrobatas, e outras besteiras que nem de longe lembra um desfile no Brasil, mas é a graça deles.

Neste link tem um video em portugues que o UOL fez especialmente para o St. Patricks Day:
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=irlandeses-em-todo-o-mundo-celebram-o-dia-de-saint-patrick-04023468E0998326/user=1575mnadmj5c/date=2009-03-17&&list/type=user/codProfile=1575mnadmj5c/

O Mais interessante do dia 17 de março com certeza são os coadjuvantes, o pessoal que se veste de Irlandês, pinta o rosto, o corpo e vai pra rua pra se divertir, o povo é alegre e ri por qualquer coisa nesse dia. as ruas no centro ficam abarrotadas, não da pra se mecher, mas não tem uma confusão se quer. Terminando o desfile ja se foi o pessoal pro Pub beber, desde as 2 da tarde até as 2 da manhã do dia 17 foi assim.

Mas o melhor do dia, com certeza foi o bloco de Brasileiros, que saiu fantasiado de mulher e parou, literalmente parou o Temple Bar, com batuques e samba de roda o temple Bar ficou lotado de Brasileiros e Estrangeiros que pararam pra olhar a festa, aos gritos de "Eu sou Brasileiro com muito orgulho com muito amor" e "Aha Uhu o Temple Bar é nosso!"

Fiz uma interrupção na festa por algumas horas pra ir trabalhar, ja que fui chamado de ultima hora, mas voltei a tempo de pegar o finzinho do dia novamente no Temple Bar. Resumidamente, é um dia único na Irlanda e no resto do mundo onde também é comemorado, quem vem pra Irlanda com certeza tem a obrigação de passar por este dia. É indescritível.

Abaixo segue o video do Brasil tomando conta do Temple Bar



Abaixo segue o video pra voces terem uma idéia do que foi o St Patricks Day



Abaixo mais algumas fotos do dia.


domingo, 15 de março de 2009

Saint Patrick´s Day

Carnaval fora de época na Irlanda, é assim que os Brasileiros pensam do dia de São Patrício, a data mais comemorada na Irlanda. Realmente é como se fosse o carnaval pra eles, a semana inteira que antecede o dia 17 de março é regada de festas e comemorações. No dia da festa, terça feira (17) tem as paradas no meio da rua com desfiles de blocos que começa na Parnell Square e termina em frente a Catedral de Saint Patrick´s.

São Patricio é considerado o Santo Padroeiro dos Irlandeses por ter sido o responsável por converter as pessoas em cristãos. Nasceu na Grã Bretanha e foi vendido como escravo e trazido para Irlanda.

A Festa é comemorada no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos, onde em Nova Iorque tem até uma Catedral com o seu nome, e onde se concentra a maior parte da população Irlandesa no País. Até mesmo no Brasil terá comemorações em alguns Pubs Irish localizados em São Paulo. Segue abaixo a relação de Pubs e as suas atrações:

No O Malleys, a galera vai poder curtir o show da banda Murphy?s Law e ainda provar um típico prato irlandês, Irish Stew, um cozido de carnes com legumes. Além disso, o pint com a cerveja Guinness será vendido por R$12, ao invés dos R$17 cobrados normalmente.

Outro pub que oferece a cerveja em promoção é o All Black, que abaixa o preço do pint para R$8. Para tornar o ambiente ainda mais propício, a maior parte das casas estarão decoradas com a cor verde, da bandeira da Irlanda, e trevos de três folhas, um dos tradicionais símbolos do país.

Nos pubs All Black, Finnegan?s e Corcoran?s, você ainda pode provar o chope com corante verde que é uma das marcas registradas da data no mundo inteiro.

No Corcorans a festa já começa ao meio-dia e só termina pela madrugada!!!

No Dublin, a galera vai poder curtir o show das bandas Junkie Box e Marion K. A festa será Open Bar e terá também ofertas de cervejas e uísques.

Outra opção para comemorar a festa é o Old Vic Pub, que preparou uma super festa a fantasia. Além de oferecer double Guinness ao público, a galera ainda vai curtir um show da banda Vodca Frog.

Além disso, hoje, o pub Saint Patrick?s abre suas portas e já promete se tornar outra opção para a galera que curte boas cervejas.


A cidade já esta lotada de Turistas que vem do mundo inteiro para acompanhar as festas, a cidade toda enfeitada e as comemorações ja começaram. Aqui não colorem o rio de verde assim como fazem em Chicago, mas as Pints tem uma coloração verde especial só para este dia.

E claro que como bom apreciadores de eventos, ja compramos nossas fantasias de Leprechauns e iremos sairemos pra comemorar, ja que terça é feriado e não trabalho. Vai ser o dia todo de festa. Como diz um Irish que trabalha comigo, vir morar na Irlanda e não participar do Saint Patrick Day, é como se não tivesse vindo pra cá. então, vamos aproveitar!

terça-feira, 10 de março de 2009

Dublin perde seu lugar

Já se foi os anos em que Dublin era uma das 3 cidades mais caras do mundo para se morar, até a uns 2 anos atrás, ela se orgulhava de ser uma cidade top da Europa e ter o maior salário mínimo pago da Europa e o segundo maior do mundo.

Hoje saiu uma noticia no Metro, que Dublin caiu para a décima terceira cidade mais cara do mundo, perdendo pra cidades mais famosas como Londres, Milão, Roma, entre outras. A cidade que lidera agora é Tokyo no Japão, seguida por Kobe também no Japão, a terceira colocada é Paris na França.

Parece que os tempos de glória da cidade rejeitada pela Rainha está acabando, serte pra quem conseguiu aproveitar os bons tempos. mas nem tudo é tristeza, parece que os ventos estão trazendo bons flúidos para a capital da Irlanda. Já não escurece tão cedo, por volta das 7 da noite agora e já não amanhece tão tarde, por volta das 6 e 45 da manhã. Tirando o vento o clima parece estar começando a querer esquentar, com temperatura com volta dos 4 a 6 graus, teve um dia essa semana que por alguns intantes marcou 12 graus. Agora só falta aparecer os empregos, é bem verdade que eu nem estou procurando mais, mas se pintar, quem sabe...

segunda-feira, 9 de março de 2009

IRA Volta a atacar!

Foi noticia do Fim de semana e continua sendo a noticia de todos os jornais de Segunda feira, Metro, Herold AM, Irish Independent, entre outros, o ataque terrorista na Irlanda do Norte. Desde 1993 quando o IRA se exterminou da Irlanda, não se ouvia mais falar sobre atentados terrorista por aqui, até que neste fim de semana, O RIRA voltou a atacar, RIRA que nada mais é do que o Real IRA, remanescentes do grupo de exterminio IRA. Agora como antigamente o ataque aconteceu perto de Belfast na Irlanda do Norte.

O ataque com armas de fogo que matou dois soldados e deixou outras quatro pessoas feridas (três em estado grave) na noite de sábado (7) contra a base do Exército britânico de Massereene, cerca de 25 quilômetros ao norte de Belfast, na Irlanda do Norte, é visto como um atentado terrorista.

Segundo a imprensa britânica, testemunhas disseram que os terroristas fingiram ser entregadores de pizzas que foram até a porta principal da base militar e dispararam quando os soldados caíram na emboscada.

Quem quiser ler a noticia na íntegra e em português saiu na globo, no portal G1. segue o link: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1033690-5602,00-REINO+UNIDO+VE+MORTE+DE+SOLDADOS+NA+IRLANDA+DO+NORTE+COMO+ATO+TERRORISTA.html

Parece que isto não chega até Dublin, justamente por que o IRA sempre brigou para que a Irlanda do Norte fizesse parte da Republica da Irlanda e não do Reino Unido, então não tem muita lógica chegar até aqui, mas daqui a duas semanas estaremos viajando para conhecer Belfast, daí iremos saber a real situação de lá. Uma coisa é certa, não iremos pedir pizza em lugar nenhum de Belfast. rs

sábado, 7 de março de 2009

Aniversário: Parte III

Fizemos um esquenta aqui em casa, eu, Henrique, Felipinho e Grilo e fomos pro Australiano, quando chegamos ja estava a Carol e o Martin e a Marlise que trabalham no hotel comigo, e começou a chegar o pessoal, quase tomamos a parte do "camarote" la em cima no australiano, mais a tarde foi chegando o pessoal que trabalham no jornal comigo e ai encheu de vez nosso pico.

O Sambão rolando, e até o Osni, vocalista da banda chamou eu e a outra Carol que fez aniversario no dia 3 pra subir la no palco pra cantar parabens, ficamos bebendo, conversando, dançando e conhecendo um pessoal novo. Valeu muito a pena...

Fiquei feliz que o pessoal que eu convidei foi, nem que seja pra dar uma passadinha, mais foram. agora o complicado foi chegar em casa as 4 da manha e acordar as 6 pra ir trabalhar no jornal. mas... beleza... deu tudo certo. rs 24 anos. a vida começa agora...

Segue abaixo algumas fotos da festa...





Para ver a galeria completa das foto, acesse:
http://picasaweb.google.com.br/leomunhozsp/MeuAniversario

sexta-feira, 6 de março de 2009

Aniversário: Parte II

Depois de passar a comemoração da noite anterior, no dia 4 mesmo voltei do jornal de manhã dei uma descansada e a Carol me chamou pra ir na casa dela, agente tinha combinado de sair pra dar uma volta, comprar umas coisas que eu tava precisando e tals... Dai ela me liga e pede pra eu ta na casa dela até as 4 e meia...

Sai correndo de casa e cheguei la um pouco atrasado pra variar, mas foi muito legal, quando eu entrei na sala tava ela e as meninas da casa com um bolo de chocolate e 24 velas cantando parabens pra mim, numa mini festa surpresa, organizada pela Carol e o bolo feito pela Ju, que estava bom demais...

Ficamos la, comendo uns salgadinhos, comendo bolo, tomando coca e nem saimos mais pra comprar nada... Deu a hora da Carol ir pro Hotel, e ja que eu tava de off, vim pra casa arrumar as coisas pro Samba a noite, a real comemoração.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Aniversário: Parte I

Bem que eu estava achando estranho, minha familia no Brasil, fazendo tanta questão de saber aonde eu estaria no dia 3 a noite... bom, de qualquer forma, passei todas as cordenadas pra eles, cheguei do Hotel, tarde, ja era umas 11 e meia aqui... dai tentei entrar no Skype pra falar com a minha familia, e depois de algumas tentativas, conseguimos a conexão, quando ligaram a câmera a primeira surpresa da noite, fizeram uma festa surpresa online pra mim, rs.

Estava minha irmã, sobrinha, cunhado, vó, mãe, pai, cachorro e etc... Mesa com um bolo, vinho, cerveja, começaram a cantar parabens pra mim, muito legal, fizeram uma festa pra mim sem eu. rs... mas participei online. muito legal...

Conversei com todo mundo, cortei o bolo, simbolicamente e soh faltou comer o primeiro pedaço, mas valeu muito a pena, só ficando longe pra se dar valor a família que se tem, e ver a importância e a falta que eles fazem em nossas vidas... Sou muito feliz e grato por ter todos vocês comigo. Amo voces e obrigado pela festa de aniversario mesmo a distancia.

Abaixo uma das fotos do meu aniversario no Brasil. (Ju e Vi)


terça-feira, 3 de março de 2009

Ta Chegando...

Dia 04 de Março de todos os anos normalmente é comemorado o meu aniversário, esse ano mesmo eu morando fora do Brazil não será diferente. (I hope)

E como por uma questão de sorte, é justamente numa quarta feira de Samba, nada mais justo comigo mesmo de fazer a comemoração lá. Vai ser aniversário de outra amiga minha que também vai comemorar lá, então a casa vai estar cheia, banda tocando ao vivo, e no bar tem direito a Caipirinha.

Fiz questão de pegar o dia de folga no hotel pra não chegar tarde, então provável que eu chegue cedo, por volta das 10, ja estarei comemorando.

Fica aqui o convite pra quem quiser passar la pra tomar uma Jarra de Foster com a gente, será muito bem vindo, não terá nada demais, apenas reunir alguns amigos, escutar uma música e tomar umas cervejas. Vou ver se eu lembro de levar a câmera e tirar umas fotos...

Aniversário do Léo
Data: 04/03 - Quarta-Feira
Local:
Pub Australiano (WoolShed Pub)
Horario: a partir das 10
Como chegar:
Pegar a O'connel St. sentido Ambasador e virar a esquerda na Parnell St. Ande uns 2 quarteiroes e ao lado do Cine World voce verá o Pub.

Abraços.

domingo, 1 de março de 2009

Baliza Irlandesa

Qual a dificuldade em alinhar com o carro da frente, dar a ré e estacionar que nem qualquer pessoa no mundo ??? não sei... pergunte aos nossos queridos Irishs.

Como mostra a foto ao lado, qualquer baliza que se preze, você alinha seu carro com o da frente que esta estacionado, da a ré virando o voltante e depois desvira e o carro fica parado, certinho. Porém, essa não é a melhor forma de se fazer baliza de acordo com os Irlandeses. Eles entram de frente na vaga, sobem na calçada pra alinhar o carro e depois jogam a roda da frente de novo da rua até o carro ficar reto. e isso não é apenas pra carro não, e muito pelo contrário, a maioria do povo que faz isso, é Motorista de Onibus ou Caminhão. Sem contar que pra eles, fazer uma curva passando a roda de tras pela calçada é absolutamente normal, quem nunca notou eles fazendo a curva da Dame St x George St ou então da North Circular com o Leonard´s Corner ?

Tudo bem que eles diregem do lado ao contrário do resto do mundo, mais fazer a baliza diferente do resto do mundo já é demais, na primeira vez que você vê, você estranha, acha que o cara é um louco, mais depois que você vê até tiazinha, jovem, empresário, mendigo, fazendo baliza e curvas desse jeito, você ja começa a achar normal.