segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Dublin para Desinformados.

Bom dia a todos... estava um dia desses lendo em uma comunidade no orkut, um rapaz que pediu umas dicas e todo mundo comecou a zuar ele, mas tem muito sentido algumas informações que parecem bizarras, mais vale muito a pena ser destacadas.... as informações que eu vou colocar abaixo, são extraidas da internet e portanto nem sempre são 100% garantido, e outras informações são referente a minha experiencia na Irlanda, e tem quem concorde e quem discorde. la vai...

Irlanda - é uma ilha, não faz parte do Reino Unido. É separada da Irlanda do Norte, que essa sim faz parte do Reino Unido, porem as duas fazem parte da União Européia.

População - 4.500.000 hab


Capital - Dublin

Moeda - Euro

Emprego - Ja falei em outro post, mais como em qualquer outro lugar do mundo, quem procura, acha.

Economia - Esta em decadência, porem mesmo assim, continua tendo o segundo maior salário mínimo do Mundo e o menor índice de desemprego, o que não vai mais ser até o final deste ano.

Pubs - Começam a ficar bom em torno das 11pm e acaba no máximo as 3am, pois acaba mesmo, desligam o som e te expulsam, numa boa... pois a Garda passa e multa o Pub se ainda estiver aberto.

Pint - 568ml - o valor é em torno de €3,00 (Foster, uma das mais baratas) até €5,5o (Budwiser Calrsberger e etc...)

Lingua Oficial - Gaélico, porem apenas 10% da população ainda sabe falar. Segunda Lingua é o Inglês Irlandes, nada de Britanico, pois tem muitas diferenças.

Insetos - Não existe formiga na Irlanda, talvez por ser uma ilha, elas não saibam nadar e nenhuma chegou viva até aqui... mais que não tem formiga não tem mesmo.

Bicicletas - Tenha sempre a sua e guarde bem e não deixe na rua, os nackers aqui adoram destruir ou roubar, se tiver carro, deixe o vidro aberto sem problemas, porem bike, não se descuide. a minha ja foi :(

Comidas - Não tem Requeijão, Pão de Queijo, Leite Condensado e outras iguarias que eu não me lembro agora.

Tempo - Tempo mais estranho do mundo, chove todo dia, porem no intervalo de uma hora, faz sol, fica nublado, chuve, garoa e volta a fazer sol. tudo muito rápido e muito louco. Venta muitoooo

Banheiro - Não existe bidê. e a maioria dos chuveiros a parte de cima é solta pra você poder manusea-lo.

Cozinha - Normalmente a maquina de lavar e secar, fica embaixo da pia e o fogão não sai gás. ele acende como se fosse uma chapa. e não fica tão forte quanto os do brasil que é fogo mesmo.

Ligações Internacionais - Para qualquer lugar do mundo você paga em torno de 15c o minuto nessas casas especializadas, porem, quem é cliente da Vodafone liga pra um telefone fixo do Brasil por apenas 7c o minuto.

Brasil em Dublin - Temos algumas lojinhas brasileiras que vendem alguns produtos da nossa terra, uma no templo bar e outras não sei aonde, tem também um cabelereiro brasileiro, e vira e meche tem festas brasileiras com Regae e Axé, Toda Quarta feira, no pub australiano tem Pagode com um grupo brasileiro e 90% do publico canarinho tambem. sem contar que você olha pro lado, esbarra num brasileiro, nos onibus, Dart e Luas.

Cultural - Realmente tem povos de todos os tipos... vou tentar resumir um pouco de cada um:

- Polones = Dizem que os Irlandeses não gostam muito de Poloneses pois eles vieram pra cá com a intenção de fazer uma nova Polonia e não simplesmente viver a Irlanda. As mulheres são inconfundíveis, todas loirinhas com as mesmas caras, porem como a grande maioria são muito preguiçosos.

- Chines = Se na China tem 1 bilhão de chinês fora da china tem mais um bilhão, se todos os que moram fora, resolverem voltar pra china, com certeza não iria caber. eles se proliferam, é foda. Na maioria falam um ingles péssimo, só pensam em fazer dinheiro e não gostam de estudar.

- Mauricios = Vieram pra Irlanda a muito tempo, creio que os Irlandeses até gostam deles, muitos são gerentes daquelas lojinhas do SPAIRE, os mais velhos são meio rabujentos e os mais novos pelo menos os que eu conheci são bem tranquilos.

- Romenos = É o povo mais mal visto da Irlanda, tem a fama de ser os Ladrões, saqueadores e Pilantras, nunca é bom andar com eles, apesar que tudo tem suas exceções. Tanto que no futebol, todos são muito gente finas, jogam duro, mais é muito melhor jogar com eles do que com Irlandes, não sei se depois do jogo, eles vão fazer um assalto, mais jogando bola é sussegado. porem sempre deixo minha carteira em casa.. rsrs

Nigerianos = A Maioria dos que eu conheci, trabalham no jornal, vendendo e distribuindo, são conhecidos aqui pelo tráfico, sempre que você vê um nigeriano na esquina, alguem ja comenta que ele deve estar recebendo ou entregando uma mercadoria.

Brasileiros = Muitos Brasileiros se ajudam de verdade, tambem tem suas excessões, muitos vem pra dar o golpe e sujar a imagem dos outros Brasileiros, porém são bem vistos pelos Irlandeses, pelo Futebol, pela Simpatia e pelo Trabalho, por que dos povos que tem aqui o Brasileiro é o que mais trabalha e o que menos faz corpo mole, por que o resto é complicado.

- Resto do mundo = Tem muitos Croatas, Suecos, Espanhois, Franceses, Malasianos, Bulgaros, e etc.... mais é em bem menos proporção do que os citados acima. é isso.

Resumindo, aqui tem algumas informações e curiosidades, qualquer outro dado, só perguntar ou deixar nos recados. Abraços.

6 comentários:

Unknown disse...

Nossaaaa!!!! porisso que adoro esse blog, tbm é cultura, rsrs, to aprendendo mto com vcs.... QQ coisa to por aki viu!!! e cuidado com as bykes, amo vcs, bjão.........

Adriano Antonio disse...

Oi Léo, oi Patty, tudo bem?
Antes de falar bem do blog queria saber se podem me dar ainda mais alguma ajuda. Primeiro seria sobre o CV, se vcs tem algum modelo "azeitado" pra usar como referência e segundo seria sobre a grana para levar. Se tem um mínimo recomendável e se vcs levaram tudo em cash e/ou VTM.

Passada a exploração (*rs) vem os elogios. Tenho acompanhado o blog acho que mesmo desde antes do embarque e queria dizer que vocês foram fundamentais na escolha pela IVISION assim como estão sendo de suma importância com esse diário de bordo. Ler a realidade de vocês me deixa muito tranquilo e confiante e ajudar a, pelo menos, lidar com o medo de embarcar para um lugar desconhecido (agora nem tanto), sozinho e longe de todos. Muito obrigado pelas preciosas dicas e espero - pós 17/10 - poder encontrar vocês para trocar uma idéia no pub australiano e agradecer pessoalmente pelo que vocês tem feito por nós que aqui estamos.

Beijos e abraços e toda a sorte e felicidade.

Adriano (adrialdrey@hotmail.com)

::: Léo ::: disse...

Oi Adriano, ja respondi as suas duvidas por email, espero que ajude!! Anota o nosso telefone e qdo vc chegar marcamos de tomar uma pint no pub australiano!! Boa viagem!!!! Se quiser pode add no orkut ou msn ta!
Patty

Anônimo disse...

Tá n tem formiga! Mas e barata,tem?

::: Léo ::: disse...

dizem que sim, mais eu nunca vi... o que eu ja vi aqui, sao aqueles bichinhos chamados de traças, que comem roupas, sabe ? mais fora isso, nada demais.. rs bjos

Anônimo disse...

Wau... Estava procurando pelos Romenos na irlanda e achei teu blog. Estou aqui passando minhas férias, e conheci um carinha que é da romenia, minha prima q esta aqui disse tudo isso q vc disse tbm, mas ele eh todo queridinho, arrumadinho, nada de cigano, conheci tomando uma pint no livin room... fiquei com ele... e e minha prima ta furiosa pq ja me ligaram me convidando pra outra pint...
eu penso que há exceçoes, vc n acha?? n senti maldade nele. mas pelo oq li, o preconceito eh estendido para todos romenos por causa de um ou outro, vc n acha?? de qlqr forma eu irei me precavir quando sair com ele de novo... a proposito gostaria de conhecer vc aqui, q parece manjar tudo da cidade... estou em Lucan, meu msn é msn.da.al@hotmail.com bjs